quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Ho ho ho!

Em primeiro lugar, Feliz Natal a todos!

Em segundo, deixa eu contar para vocês sobre a nossa noite de Natal. Nós fomos para casa das meninas da República Tcheca, junto com outras pessoas da Eslováquia, Polônia, Hungria e Bélgica. Imaginem, cada um teve que levar um prato do seus país.

Rituais
- Chegamos na casa e não podíamos fazer nada. As donas da casa eram encarregadas por tudo: tirar nosso casaco, nos levar até nossos lugares na mesa...
- Depois que todos estavam em seus lugares, rezamos em silêncio.
- Eu, como a mais velha da casa (meus Deus, realmente estou ficando velha...risos) tive que abençoar cada pessoa. Tinha que colocar o dedo em um pote de mel e fazer o sinal da cruz na cabeça de cada um, desejando "amor e paz em 2009", "felicidade e amor", etc.
- E, então, recebemos um pedaço de hóstia.

Após este ritual, começou a comilança.

Menu
- Entrada
- 5 tipos de sopa (teve sopa de cogumelos, repolho, peixe e outras que não sei explicar)
- 4 pratos (repolho com feijão branco e cogumelos, meatloaf - um bolo de carne bem gostoso, pastelão de frango feito por nós e filés de peixe e salada de batata).
Af, ainda tem mais.
- E muitos doces, incluindo os "negrinhos" que a gente fez".

Depois dos doces, as meninas ainda fizeram um último ritual da tradição delas. Elas cortaram uma maçã no meio para ver se o formato das sementes ia ser de uma estrela, o que aconteceu. Isso significa que teremos um bom 2009.


Passamos uma hora ainda tomando vinho e depois fomos para Catedral de Troyes para ver o coral. Bem legal. Porém, quando a missa começou, eu e o Pipe fomos embora!

Era isso!
Beijão

2 comentários:

Paulo F. Perizzolo disse...

Dani! Chegou bem na Franca pelo jeito! Espero que teu frances esteja ok!!

Beijos e bonne chance en France!

Feliz 2009!!
;)

Daphne Samios disse...

Dani

Adorei teu blog!
Adicionei a minha lista !

beijo