sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Je parle un petit peu français

Nesta semana começaram as nossas aulas de françês, e fomos para o nível zero (super iniciante). No segundo dia, no entanto, já percebemos que falávamos alguma coisa e avançamos um nível, o que foi muito bom. Assim aprendemos mais, temos que estudar mais. Já consigo formular algumas frases importantes sobre esportes, legumes, frutas e partes do corpo (risos).

"J'ai mangé du poisson avec des légumes et en dessert un yaourt. Je n'ai pas bien mangé parce que la nourriture est mauvaise à la cantine de l'ESC".

Uhu!!!

Isso quer dizer que: "Eu almocei peixe com legumes e de sobremesa um iogurt. Eu não almocei bem porque a comida é ruim na cantina da Escola Superior de Comércio (ESC)".

Gostaram? (risos)
É bem difícil. Imaginem oito horas dentro de uma sala de aula só falando francês! No entanto, este intensivo está sendo bem importante para o nosso aprendizado.

Por falar nisso...
Por falar em legumes, para quem acompanha a batalha para convencer o Felipe a comer frutas e verduras, pasmem, ele está me pedindo para sempre fazer uma saladinha na janta! Não é mentira. A salada deve ter rúcula (ele já comia no Brasil), tomates fresquinhos e, quem sabe, até uma alface. Acho que ainda vai melhorar. Frutas? Por enquanto, nem pensar...talvez num futuro distante.

Bicicletas - parte II
Bom, no meu último post falei que tínhamos comprado uma bicicleta no "brique" de Troyes e que o Felipe tinha saído para comprar uma para mim. Como ele achou uma "vélo" (bici) maior, a pequena ficou para mim. Ir para escola todo dia não dá... digamos que o banco não é muito confortável!

Nesse findi, porém, quero ver se a gente aproveita estes últimos dias de verão e vamos andar de "bici"por aí, visitar uns parques.

Uma questão de respeito
Tem uma coisa que eu preciso registrar para vocês aqui. Que os brasileiros não são "santinhos" vocês sabem, mas rotular também não dá. Hoje estavámos esperando na fila da cantina, para variar enooorme, e um pessoal na nossa frente queria furar a fila. Dois entraram no meio da "turma" e a gente só olhou. Pensei: "se fosse a gente - brasileiros - as pessoas iam falar que a gente não respeita, que somos baderneiros, bla bla bla... Mas, tudo bem".

Na sequência, mais duas meninas tentaram furar a fila, com o mesmo grupo. Bem na nossa frente. Então, resolvemos falar e dizer que isso não é certo. É uma questão de respeito com os que chegaram antes. Não concordam?

No mais...
...tudo bem por aqui!!!


1 comentários:

Rafael Rodrigues disse...

Grande Daninha,
Resolvi colocar meu primero post por aqui. Tá bem legal teu blog e fico feliz que estão bem. Aproveitem!

Me chamou a atenção o assunto sobre furar fila. Tu vais perceber que nós mesmos (brasileiros) nos rotulamos de várias coisas, quando na verdade somos um dos povos mais limpos e educados do planeta, até porque as pessoas que têm condições de viajar pra fora, tem um nível alto de educação. Com o passar do tempo, vcs vão perceber isso. Não vai nessa balela de que europeu tem classe, elegância, etc...história pra boi dormir. Talvez em gerações passadas isso tenha sido verdade, agora não são melhores nem piores do que ninguém.

O bom de tudo isso é que para nós é fácil conviver com fatos como este, pois já estamos acostumados e sabemos como agir. O convívio é barbada com pessoas de qualquer lugar do mundo...é simples, SEJA VOCÊ MESMO!!! E todos vão respeité-lo. Mil beijos e abraços!!!!

Mazali